Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Apps for Good – 2019/2020

Apps for Good - 2019-2020 Projetos

21/05/2020

 

No ano letivo 2018/2019, Oeiras tornou-se parceiro do Apps for Good. Esta parceria surge no decorrer do apoio ao Encontro Regional Sul, que se realizou no Município, no dia 2 de julho de 2019, na Escola Secundária Sebastião e Silva do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra.


O Apps for Good é um programa educativo e tecnológico que desafia os alunos e professores a utilizarem todo o potencial das novas tecnologias. Através do trabalho em equipa, encontram problemas sociais que estejam ligados aos seus interesses ou áreas em comum e criam aplicações para smartphones e tablets, que possam contribuir para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.


Ao longo do ano letivo, alunos e professores experienciam a totalidade do ciclo do desenvolvimento do produto, ou seja, desde a criação da ideia à escolha do modelo de negócio, desde do design da app ao seu picth. Assim, introduz-se na escola um modelo inovador de ensino-aprendizagem, com uma forma diferente de ensinar tecnologia e os conhecimentos de cada disciplina através de uma nova metodologia de projeto, que potencia um conjunto de competência transversais.


Esta é uma experiência que prepara os jovens para uma sociedade atual e na qual é possível criar uma ponte entre as escolas e o mercado de trabalho.


O programa Apps for Good está disponível para alunos do 5.º ao 12.º ano e para professores de qualquer área disciplinar, podendo ser aplicado de forma curricular ou extracurricular.


Em 5 anos, o Apps for Good, em parceria com o Ministério da Educação, já chegou a 9.698 alunos e 836 professores de 323 escolas, tendo sido desenvolvidas mais de 1.000 soluções tecnológicas. O impacto na motivação e confiança dos alunos envolvidos é evidente: 96% revelam maior motivação para aprender, 79% aumentaram os níveis de confiança e 77% sentem-se mais criativos.

No fim de cada ano letivo, o Apps for Good realiza os Encontros Regionais, que são semifinais para selecionar as melhores apps desenvolvidas pelos alunos.

O Município de Oeiras receberá, pela segunda vez, este ano num novo formato, o Encontro Regional Virtual da 6.ª Edição do programa, no dia 24 de junho. Os finalistas do Encontro depois apresentam-se no Evento Final que se realizará no dia 17 de setembro na Fundação Calouste Gulbenkian. Neste encontro teremos representados 4 Agrupamentos de Escolas de Oeiras, nomeadamente, AE Aquilino Ribeiro, AE Carnaxide, AE Paço de Arcos e AE São Julião da Barra e a Academia São Miguel dos Arcos.


Uma equipa da Escola Secundária Quinta do Marquês foi a grande vencedora da 4.ª edição do Apps for Good relativo ao ano letivo de 2017-2018.​