Navegar para Cima
Iniciar sessão

Rede de Escolas de Excelência Projetos

08-09-2014

Rede de Escolas de Excelência - ESCXEL

O Projeto ESCXEL – Rede de Escolas de Excelência, resulta da iniciativa de um grupo de investigadores do CESNOVA – Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa. No ESCXEL entende-se que, interpretando as grandes tendências e os grandes desafios que se colocam à educação e ao sistema de ensino em Portugal, é nas Escolas e nas comunidades locais que reside o mais decisivo potencial de qualificação e de mudança social e cultural. O princípio da excelência mais não é do que a incessante busca de melhores soluções, processos mais eficazes e de desempenhos mais condizentes com o potencial que cada organização, ou cada comunidade, encerra e que é capaz de mobilizar para a concretização de aspirações e objetivos socialmente reconhecidos. Para saber mais aceda à ligação: http://www.escxel.com

Participam no ESCXEL o Município de Oeiras e 10 Agrupamentos de Escolas e Escola não Agrupada.

A Rede ESCXEL funciona desde 2008 como uma parceria entre:

a) Os investigadores do projeto ESCXEL, que contribuem com as suas competências científicas, produção e divulgação de estudos, disponibilização de instrumentos de análise, de diagnóstico e de intervenção.

b) Os Municípios da Amadora, Batalha, Castelo Branco, Constância, Loulé, Mação, Oeiras, Sardoal e Vila de Rei e os seus Agrupamentos escolares e Escolas não agrupadas do ensino público, num total de 40. Estes parceiros estão empenhados em transformar a educação das suas crianças jovens e a qualificação dos estabelecimentos de ensino dos seus concelhos, disponibilizando para esses efeitos a mobilização e coordenação dos recursos, o apoio e o incentivo indispensáveis ao bom desenvolvimento do projeto.

c) As escolas públicas desses municípios, que recebem e trabalham com estes novos atores em busca de melhorar o seu desempenho, assumindo o papel principal no processo de qualificação dos processos de ensino e aprendizagem, da organização pedagógica e de uma eficaz afetação de recursos. Para isso, disponibilizam aos investigadores as suas experiencias, a sua capacidade de inovação e de qualificação bem como difundem práticas organizacionais e educativas.

  • A primeira fase da Rede ESCXEL funcionou entre 2008 e 2012 e produziu um leque de materiais extenso de entre os quais se destacam os relatórios de avaliação referentes à evolução dos resultados das provas externas de todos os níveis de escolaridade prestadas entre 2007 e 2012 pelos alunos do Concelho. Foram identificados padrões e tendências assim como o lugar que ocupa o desempenho dos alunos no contexto das médias nacionais. Para o desenvolvimento da Rede nesta fase, o Município aplicou €145.388,00.
  • A segunda fase de desenvolvimento da Rede ESCXEL funcionará no quadriénio 2013/2016 tendo como objetivos:

a) Capacitar as escolas e as comunidades (alunos, professores, pais, cidadãos, decisores políticos) para a promoção da excelência educativa.

b) Capacitar tecnicamente e assessorar os Municípios para a adoção de planos e estratégias de desenvolvimento educativo local.

c) Desenvolver modelos de organização escolar

d) Desenvolver estratégias e planos de desenvolvimento através do maior conhecimento das realidades educativas locais

e) Explorar o subsistema das vias profissionalizantes disponíveis na Rede

f) Dar continuidade à qualificação das aprendizagens com especial atenção à focagem nas práticas de sala de aula

g) Produzir conhecimento científico sobre as dinâmicas educacionais, sociais e culturais locais

h) Alargar a rede de colaborações nomeadamente a outras escolas, centros de formação e outras redes nacionais orientadas para a qualificação das aprendizagens e a promoção do sucesso educativo

i) Procurar o estabelecimento de parcerias com redes internacionais de forma a enriquecer a experiência colaborativa e o aprofundamento científico do conhecimento adquirido.