Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Fala-me Disso – 2019/2020

Fala-me Disso Projetos

28/05/2020


É um projeto pioneiro que a Câmara Municipal de Oeiras decidiu implementar no início do decorrente ano letivo da autoria da Companhia de Atores.
Trata-se de um concurso de teatro dirigido a todos os alunos das escolas secundárias do concelho.
Promover o autoconhecimento e proporcionar a aquisição de técnicas em diversas disciplinas teatrais, despertar interesse pela história do concelho, estimular a criatividade e o desenvolvimento de competências sociais, são o objetivo do projeto.


O concurso desenvolve-se em três fases distintas:


1.ª Fase - Apresentação de um monólogo de 3 minutos, em que o personagem principal é o próprio aluno, é realizada na escola perante um painel de jurados, onde serão selecionados 20 alunos.

2.ª Fase – Os alunos selecionados recebem formação teatral, com a duração de 15 horas, ministrada por profissionais da área. No final apresentam um monólogo de 5 minutos em que o tema seja um membro da família. A formação e apresentação do monólogo têm lugar no Teatro Municipal Amélia Rey Colaço, perante um painel de jurados, donde serão selecionados 6 alunos.

3ª Fase - Os seis alunos selecionados, após 10 sessões de 3 horas de formação nas várias disciplinas teatrais, têm de construir e apresentar um monólogo com duração de 10 minutos onde a figura central represente uma personagem municipal marcante, do passado ou contemporânea.  
 
A apresentação do espetáculo final será pública, num teatro do concelho de Oeiras.

 

Aderência:

O concurso foi apresentado pela Companhia de Atores em 7 das 8 escolas secundárias do concelho, tendo um total de 26 alunos aderido, inicialmente, ao projeto.
À 1ª Fase do concurso compareceram 19 alunos, provenientes das seguintes escolas:

  • Escola Secundária Prof. José Augusto Lucas
  •  Escola Secundária de Miraflores
  •  Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço
  •  Escola Secundária Sebastião e Silva
  •  Escola Básica e Secundária Aquilino Ribeiro
  •  Escola Secundária Luís de Freitas Branco
  •  Escola Secundária Camilo Castelo Branco
  •  Escola Secundária Quinta do Marquês 


Links de notícias/boletins:


http://www.cm-oeiras.pt/pt/agenda/Paginas/fala-me-disso-concurso-teatro.aspx
 
https://www.aesjb.edu.pt/index.php/noticias-esss?view=article&id=724:alunos-da-esss-selecionados-na-1-fase-do-concurso-fala-me-disso&catid=119