Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

FOLKZITAS – 2019/2020

FOLKZITAS – 2019/2020 Projetos

21/05/2020


O Projeto Folkzitas, promove a divulgação da Dança Tradicional e pretende, desta forma, exercer uma importante ação de preservação de elementos culturais. É bastante pertinente a intervenção junto das crianças, através de atividades educativas com potencial para influenciar, de forma positiva e construtiva, o seu crescimento até à maturidade adulta ou até mesmo, até ao resto da vida.


A Dança tem essa faculdade e é com base, não só na experiência mas também em inúmeros estudos científicos, que se defende a sua prática, em qualquer idade ou nível de ensino. A FOLKZITAS – Associação de Dança Popular inclui, no seu Plano Estratégico, a criação e desenvolvimento de atividades nesse sentido.


Além do desenvolvimento de competências das crianças, este Projeto assume também um caracter formativo, ainda que indireto, para os educadores que nele participam, apresentando-lhes novas ferramentas e estratégias para a sua prática letiva na área da dança, além de e dinamizar uma importante ação de preservação de elementos culturais, coadjuvando os Educadores de Infância na promoção de atividades de dança com os seus alunos.


São objetivos do projeto: sensibilizar as crianças para a dança de origem tradicional e para sua prática; proporcionar, com esta atividade, uma forma de recreação e incrementar a coordenação audiomotora, a exploração do espaço pelo movimento e a autoestima. Os conteúdos trabalhados são essencialmente; danças tradicionais, rodas cantadas, danças criativas, além de contos e dramatização com lengalengas e trava línguas.


Este Projeto decorreu em 37 jardins-de-infância de Oeiras, no ano letivo de 2018/2020. Verificando-se o seu sucesso, em 2019/2020, o Município investiu um de total de €31.780,00, abrangendo os 10 Agrupamentos de Escolas e contemplando as 59 turmas de Pré-Escolar, com o objetivo de possibilitar que, cerca de 1136 crianças e 59 educadores de infância, pudessem usufruir do Projeto Folkzitas Escolas.


No final de cada ano letivo, a Folkzitas promove um encontro onde todas as turmas envolvidas fazem uma apresentação à comunidade do trabalho desenvolvido.​