Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Oficina Coral – 2019/2020

Oficina Coral Projetos

20/05/2020


Partindo da visão de uma Escola Pública de excelência para o Concelho de Oeiras e da necessidade, identificada junto das direções dos Agrupamentos de Escolas, de proporcionar a todos os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) aprendizagens enriquecedoras e basilares que, além das chamadas disciplinas nucleares – Português e Matemática –, valorizassem a expressão artística enquanto componente essencial do currículo, no ano letivo de 2018/2019, o Município iniciou, em Parceria com a Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, o Projeto Oficina Coral.


 Atualmente sabe-se que o uso da música, no processo educativo, pode contribuir de forma determinante para introduzir melhorias no ambiente e na performance das crianças no meio escolar, com ramificações no desenvolvimento emocional e estruturação da personalidade, sendo uma das bases fundamentais para a construção de uma autoestima saudável, e de abertura ao pensamento crítico.


O Projeto Oficina Coral permite a inclusão de aulas de formação musical no currículo, colmatando a necessidade de investimento na área das Expressões Artísticas e correspondendo às expetativas dos Agrupamentos de Escolas do Concelho. Concede aos alunos a oportunidade de exercitar a voz e o corpo, cantando canções de universos musicais variados, através do acompanhamento de um professor de música, que atua em coadjuvação com o professor titular, em contexto de sala de aula.

Assim, o modelo de funcionamento do Projeto Oficina Coral, compreende uma oferta com as seguintes características: Aulas de 60 minutos por semana de Expressão Musical/Oficina Coral, lecionada, em coadjuvação, por um professor de música e que contempla a demonstração de instrumentos musicais; Integração no plano de atividades das escolas do 1.º CEB; e Avaliação do nível de conhecimentos dos alunos. No ano letivo de 2019/2020 participaram do projeto, 165 turmas, cerca de 3800 alunos do 1.º , 2.º e 3.º ano de escolaridade.

A Câmara Municipal de Oeiras já investiu neste Projeto € 228 440,00 € (duzentos e vinte e oito, quatrocentos e quarenta euros), objetivando um ensino de qualidade, que tem como baluarte o bem-estar psicossocial do aluno e toda comunidade escolar.​