Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

1.ª Braçada – 2019/2020

Programa 1.ª Braçada Projetos

20/05/2020

 

O Programa 1.ª Braçada encontra-se incluído no Contrato Local de Segurança Oeiras e é desenvolvido em parceria com a Divisão de Desporto. Tem como objetivo fazer a adaptação da criança ao meio aquático e estimular os primeiros movimentos da natação, possibilitando a prática regular deste desporto e garantindo as aprendizagens básicas desta modalidade.


O público-alvo são os alunos o 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Município de Oeiras, em Escolas identificadas como sendo de intervenção social prioritária e decorre no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular.


O programa é desenvolvido na EB Pedro Álvares Cabral, nas 4 turmas do 1.º CEB, pertencente ao AE Aquilino Ribeiro e na EB Amélia Vieira Luís, nas 8 turmas do 1.º CEB, pertencente ao AE Carnaxide-Portela.


Para que o Programa decorra de forma eficiente e eficaz, foi necessário que as escolas envolvidas, disponibilizassem auxiliares do género feminino e masculino, para acompanhar e dar apoio às crianças, quer nos trajetos Escola-Piscina-Escola, quer nos balneários da piscina.


As aulas são dinamizadas nas piscinas:

Barcarena - EB. Pedro Álvares Cabral
Outurela - EB. Amélia Vieira Luís.


A Câmara Municipal de Oeiras atribuiu uma comparticipação financeira para o ano letivo de 2019/2020, no valor € 37.864,20 (trinta e sete mil, oitocentos e sessenta e quatro euros e vinte cêntimos), além de disponibilizar transportes para levar os alunos da EB Pedro Álvares Cabral, no Bairro dos Navegadores, à Piscina de Barcarena.

Atualmente o Programa 1.ª Braçada, atende aproximadamente, 300 alunos dos Agrupamentos de Escolas Aquilino Ribeiro e Carnaxide – Portela.​