Conselho Municipal de Educação - 1ª reunião Notícias

17/05/2018

​Sob a presidência de Isaltino Morais reuniu, pela 1ª vez, no passado dia 2 de Maio, no auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras, o novo Conselho Municipal de Educação de Oeiras, um órgão consultivo onde, para além do Presidente da Câmara Municipal, da Presidente da Assembleia Municipal e do Vereador da Educação da autarquia, têm assento representantes dos agrupamentos de escolas, das associações de pais e de estudantes, das forças de segurança, dos serviços públicos de saúde, dos serviços de emprego e formação profissional, da segurança social, dos serviços da área da juventude e do desporto e das instituições particulares de solidariedade social que desenvolvam atividade na área da educação.

O relançar do Conselho Municipal de Educação de Oeiras vem assim institucionalizar a intervenção das comunidades educativas do nosso concelho, aproximando os Oeirenses do sistema educativo e corresponsabilizando ambos quanto aos resultados deste.

Uma das mais importantes tarefas deste Conselho relaciona-se com o acompanhamento da preparação do Plano Estratégico do município de Oeiras para a área da Educação. Outras das suas iniciativas serão certamente a atualização da carta educativa e a ponderação sobre as medidas a desenvolver no âmbito do apoio a crianças e jovens com necessidades educativas especiais.

O Conselho Municipal de Educação de Oeiras intervirá igualmente quanto à organização de atividades de complemento curricular e apoiará ainda iniciativas relevantes de carácter cultural, artístico, desportivo, de preservação do ambiente e de educação para a cidadania.

Resta dizer que este Conselho foi nomeado por deliberação da assembleia municipal, nos termos propostos pela câmara municipal, sendo que o seu mandato corresponderá ao mandato autárquico.