2ª Edição - Teen Management Challenge Oeiras Notícias

15/01/2020

​À semelhança do ano anterior, o Departamento de Educação do Município de Oeiras, em parceria com a SDG – Simuladores e Modelos de Gestão, vai promover a 2ª Edição do Teen Management Challenge Oeiras !

Este projeto é dirigido a alunos do ensino secundário e utiliza o programa de formação Topaz Management Simulation, proporcionando aos alunos condições para o desenvolvimento de competências analíticas a partir de modelos de negócios, de gestão estratégica e de tomada de decisão. O seu objetivo principal é desenvolver um programa capaz de interessar, estimular e ajudar os alunos pré-universitários a melhor compreenderem os desafios que se colocam na gestão de uma empresa.

A SDG é especializada, há cerca de 39 anos, na utilização de metodologias de desenvolvimento de competências altamente inovadoras, baseadas na dinâmica de simulações empresariais. Anualmente organiza a maior competição internacional de estratégia e gestão: o Global Management Challenge. Já há muitos anos que a SDG, em colaboração com várias universidades, promove o desenvolvimento de competências de estratégia e gestão dos seus alunos, através de programas de formação, baseados em competições realizadas em ambiente virtual apoiadas pelo seu simulador.

A SDG tem como missão contribuir para desenvolver competências de gestão estratégica e de tomada de decisão, através da utilização de simuladores empresariais e, assim, aumentar o nível de empenho e confiança dos utilizadores, relativamente ao que é a gestão quotidiana de uma empresa e, no caso dos estudantes, prepará-los para os desafios reais do mercado de trabalho.

O Topaz Management Simulation é um simulador de Gestão Empresarial baseado no programa utilizado no Global Management Challenge. A sua utilização consiste na simulação empresarial em que cada equipa deve gerir uma empresa com o objetivo de obter os melhores resultados para a mesma. A ideia principal deste jogo de gestão é poder tomar decisões sem risco e fazer com que os alunos se apercebam daquilo que está em jogo. Os alunos irão aprender com a própria experiência. Os participantes terão que definir as estratégias, estabelecer interações entre as diferentes áreas da empresa, tomar decisões e analisar os resultados, a fim de obterem uma visão prática sobre os fatores-chave de sucesso da empresa.

As equipas são levadas a tomar decisões, num ambiente de mudança e forte competitividade – fatores que exigem a aplicação de metodologias de gestão de pessoas, trabalho em equipa, tomada de decisão e técnicas de comunicação – pelo que o seu sucesso depende fortemente da atitude e comportamento de cada elemento e da equipa no seu todo.

As características principais do formato da competição são:

• Antes da competição, cada escola terá um briefing de explicação, a realizar por um técnico da SDG, para familiarizar os alunos com o simulador e modelo de competição (entre 20 e 22 de janeiro);
            • Cada escola deverá nomear um professor responsável pelo projeto que terá a seu cargo;
            • Poderão inscrever-se alunos do ensino secundário (10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade) de qualquer curso e escola da rede pública de ensino do Concelho;
            • As equipas são constituídas por 3 a 5 elementos;
            • A competição poderá decorrer em sala ou fora dela (ou em ambas);
            • A competição decorre, também, em ambiente online (site especifico para o efeito);
            • Cada participante recebe o seu username e password com acesso à área especifica de competição da sua equipa;
            • As equipas serão distribuídas em grupos de no máximo 8 equipas que formam um mercado. Cada Agrupamento de Escolas / Escola não Agrupada ou Escola Profissional deverá ter no mínimo 8 equipas e poderá ter, no máximo, até 16 equipas;
    • As competições terão 1 round de 5 decisões, em que cada decisão equivale a 1 trimestre da atividade da empresa.

As competições irão decorrer durante o ano letivo de 2019-2020 da seguinte forma:

• Até ao dia 17 de janeiro de 2020 - Formação das equipas e recolha da informação sobre a sua constituição;
            • 20 a 22 de janeiro de 2020 – Sessões de apresentação e esclarecimento do projeto e do regulamento, aos professores e alunos/equipas;
    • 27 de janeiro de 2020 - Início da competição com envio da informação para as equipas:

- Submissão da 1ª Decisão: até às 19h00 de 3 de Fevereiro;
- Submissão da 2ª Decisão: até às 19h00 de 10 de Fevereiro;
- Submissão da 3ª Decisão: até às 19h00 de 17 de Fevereiro;
- Submissão da 4ª Decisão: até às 19h00 de 24 de Fevereiro;
- Submissão da 5ª Decisão: até às 19h00 de 02 de Março.

• Março de 2020 – evento final de divulgação dos resultados e entrega de prémios.

No ano letivo passado os prémios foram uma vista guiada ao Taguspark e uma visita a um Parque Empresarial Internacional (Adlershof Technology Park - Alemanha; Sophia Antipolis - Nice - França; e Manchester Science Park - Inglaterra). Os prémios a atribuir nesta 2ª Edição serão oportunamente divulgados.

Consulte aqui - Regulamento do Teen Management Challenge 2020

Para informações adicionais contacte: Divisão de Desenvolvimento da Política Educativa | ddpe@cm-oeiras.pt | 210 976 517