Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Alunos da Escola Secundária Sebastião e Silva em Oeiras na shortlist da competição internacional “Beamline for Schools” Notícias

27/05/2020

A competição "Beamline for Schools" organizada pelos laboratórios internacionais CERN (DESY em 2020) divulgou no dia 26 de maio a lista da pré-seleção em concurso, na qual se encontra uma equipa portuguesa da Escola Secundária Sebastião e Silva, em Oeiras.

Entre os 198 projetos de 47 países (incluindo 5 de Portugal) apresentados a concurso, em 2020, foi pré-selecionado o projeto da equipa portuguesa Photongal. A equipa que é formada pelos alunos Luís Rodrigues, Margarida Baptista Lourenço, Maria Simões, Maria Vendas e Pedro Simões, da Escola Secundária Sebastião e Silva, sob orientação da Professora Cristina Pinho, passa agora à próxima fase de candidatura a decorrer até ao fim de junho.

O Concurso "Beamline for Schools" foi lançado pelo CERN, Accelerating Science, em 2014, para celebrar o seu 60º aniversário e tem sido organizado anualmente, desde então, dado o grande sucesso da iniciativa.

Neste concurso, estudantes do ensino secundário de todo o mundo têm a possibilidade de propor uma experiência utilizando um feixe de partículas e detetores dedicados. Todas as dúvidas científicas durante a preparação do projeto podem ser esclarecidas com cientistas envolvidos em experiências de física de partículas, tendo para o efeito o apoio do IPPOG – International Particle Physics Outreach Group.