Alunos de Oeiras ganham novo Centro de Formação de Desportos Náuticos Notícias

05/03/2020

Apostando na promoção e no incremento das atividades náuticas no concelho, o Município de Oeiras associou-se ao Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos (AEPA) para a criação do novo Centro de Formação Desportiva (CFD) em Atividades Náuticas.

Neste Centro de Desporto Escolar, já aprovado pela Direção Geral de Educação, estão disponíveis atividades de iniciação, experimentação e aperfeiçoamento, com o objetivo da melhoria qualitativa e do alargamento da prática desportiva. Sob gestão do AEPA, todos os alunos das escolas do 2º e 3º ciclo e secundário do Concelho podem praticar canoagem, surf e vela, gratuitamente. Os alunos deverão inscrever-se junto dos respetivos Agrupamentos Escolares/Desporto Escolar.

Para a criação deste novo Centro Desportivo, a Câmara Municipal de Oeiras disponibilizou um edifício localizado na Praia Velha de Paço de Arcos, realizou obras de requalificação (13.000 euros) e financiou a aquisição do material e equipamento desportivo (20.000 euros). Por sua vez, a União das Freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Caxias e Paço de Arcos garantiu o mobiliário do centro (2.000 euros de investimento), perfazendo um investimento total de 35.000 euros.

De salientar que ao referido apoio disponibilizado pelo Município ao AEPA acresce a atribuição de uma comparticipação financeira no montante de mil euros destinada ao desenvolvimento do Projeto "Centro de Formação Desportiva AEPA – Atividades Náuticas" durante o ano letivo 2019/2020. Este valor destina-se ao apoio à manutenção dos equipamentos utilizados e à gestão corrente do Projeto.

O CFD AEPA pretende desenvolver a sua atividade nesta área, das tutorias aos grupos/equipa de canoagem, surf e vela e a estágios de formação desportiva especializada, durante o ano letivo e durante as interrupções letivas. Serão promovidas atividades de desenvolvimento curricular do AEPA no âmbito dos Cursos Profissionais de Gestão Desportiva e Técnico de Desporto e será igualmente prestado apoio às estruturas do Desporto Escolar, na realização dos quadros competitivos e na formação de juízes/árbitros e professores, em parceria com o CDPA e as respetivas federações das modalidades náuticas.

A criação do Centro de Formação Desportiva em Atividades Náuticas enquadra-se no Programa Nacional Escola Azul, ao qual o Município de Oeiras está associado e numa estratégia mais vasta da Câmara Municipal de Oeiras para promover o incremento das atividades náuticas no concelho.