Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Alunos de Oeiras premiados nas Olimpíadas Internacionais (Bali) e nas Ibero-americanas (Cidade do México) Notícias

19/09/2014

Depois de terem sido premiados nas Olimpíadas Portuguesas de Biologia em que se classificaram entre os 8 melhores a nível nacional, Francisco Ramos e Miguel Domingues foram também premiados a nível internacional. Francisco Ramos, da Escola Quinta do Marquês ganhou a medalha de bronze nas Olimpíadas Internacionais. A competição decorreu em Bali e contou com a participação de 214 estudantes, em representação de 62 países. Miguel Domingues, da Escola Secundária de Miraflores, ganhou a medalha de bronze nas Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia, realizadas na Cidade do México.

Os alunos premiados beneficiaram de ações de formação de preparação para as Olimpíadas Ibero-americanas e para as Olimpíadas Internacionais para ganhar experiência em técnicas laboratoriais e em áreas da Biologia não cobertas pelo atual Programa de 12º ano (por exemplo, Bioinformática). Estas ações decorreram durante as férias do verão na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Lisboa); Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P (Oeiras) e Biocant (Cantanhede).

As Olimpíadas Portuguesas de Biologia foram organizadas pelo terceiro ano consecutivo pela Ordem dos Biólogos, em colaboração com a Agência Nacional Ciência Viva. Na edição de 2014, participaram 249 escolas e 16.301 alunos, de entre os quais 9.244 alunos do 9.º ano e 7.077 alunos do Secundário (do 10.º ao 12.º ano).

Os prémios foram entregues numa cerimónia que se realizou no dia 7 de junho e contou com a presença do Vice-presidente da Câmara, Carlos Morgado.

Na edição de 2014, o Concelho de Oeiras é o único do país que apresenta 2 alunos do 12.º ano premiados. Nesta edição merece destaque a participação da aluna Maria Filipa Porfírio da ES/3 de Miraflores que se classificou entre os 10 melhores, do 10.º ao de escolaridade, a nível nacional.