Oeiras disponibiliza apoio financeiro para bolsa de terapias para crianças com necessidades educativas especiais Notícias

30/04/2020

​A Câmara Municipal de Oeiras vai atribuir uma comparticipação financeira de 6.000 euros à Equipa Móvel de Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce para apoiar a criação de uma bolsa de terapias para alunos com necessidades educativas especiais. A EMDIIP – Equipa Móvel de Desenvolvimento Infantil e intervenção Precoce, Instituição Particular de Solidariedade Social – tem como objetivo promover o Desenvolvimento Infantil e dar resposta à necessidade de apoio terapêutico a crianças e jovens com necessidades educativas especiais ou que apresentem algum desvio ao seu desenvolvimento e consequente apoio às respetivas famílias.

No atual contexto de Emergência Nacional em consequência da COVID-19, foram encerrados os estabelecimentos escolares e equipamentos de infância desde a creche e o pré-escolar ao Ensino Básico e Secundário. Os alunos e, em especial, os alunos com necessidades educativas especiais, permanecem nas suas habitações perdendo a referência do contexto escolar e, em muitos casos, a referência e intervenção das equipas de ensino especial que os acompanham ao longo do ano letivo.

Assim, atenta às novas necessidades emergentes do atual contexto, e sobretudo no que diz respeito à perda de capacidade económica das famílias (o que põe em causa a continuidade da intervenção em desenvolvimento pela EMDIIP), a Câmara Municipal identificou 30 crianças cujas famílias poderiam ter de interromper esta intervenção, comprometendo todo o percurso desenvolvido com a criança e respetiva família.