Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

DGE lança site para apoiar as escolas no ensino à distância Notícias

31/03/2020

​A Direção-Geral da Educação lançou um microsite com recursos e ferramentas de ensino à distância para apoiar os professores na condução das suas aulas. O objetivo da plataforma é disponibilizar novos recursos e partilhar práticas que os docentes possam adotar para manter o processo de ensino e aprendizagem em funcionamento, num momento em que as escolas portuguesas se encontram com as atividades presenciais suspensas.

 A DGE, em colaboração com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), construiu este sítio, para apoiar as escolas na utilização de metodologias de ensino à distância que permitam a todas as crianças e jovens:

– Manter contacto regular com os seus professores e colegas;

– Consolidar as aprendizagens já adquiridas;

– Desenvolver novas aprendizagens.

 Dada a grande diversidade de contextos, a DGE salienta que é muito importante privilegiar soluções que utilizem processos simples que não exijam muita tecnologia, largura de banda ou elevadas competências digitais dos utilizadores, sugerindo que em cada escola/agrupamento deva ser criada uma equipa de apoio aos restantes professores com menor experiência neste tipo de modalidade de ensino. E é fundamental, como sublinha a DGE, que haja um esforço para garantir que todos os alunos, independentemente dos dispositivos que utilizem e do software instalado, tenham acesso aos recursos disponibilizados pela sua Escola.

A este propósito a UNESCO publicou recentemente 10 recomendações sobre ensino à distância, no âmbito do encerramento de muitas escolas em vários países, aconselhando a sua leitura atenta e divulgação junto de todas as comunidades educativas.

 

Mais informação aqui