Escola Aquilino Ribeiro na Sede da Unesco Notícias

20/05/2019

​Treze jovens do 8º ano visitaram a sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em Paris, França, no passado dia 29 de Abril, durante uma estadia de quatro dias na "Cidade Luz". Foi o culminar do Projecto Atlântico de Educação para a Cidadania, para o Desenvolvimento e Paz Sustentáveis, das Escolas Associadas da UNESCO, levado a cabo este ano lectivo com o título: "Building Bridges Learning Citizenship".

O grupo de estudantes, acompanhado de quatro professoras e um encarregado de educação, foi recebido pela Senhora Assistente para a Educação da Direcção-Geral da UNESCO, Stefania Giannini, pela Senhora Coordenadora Internacional das Escolas Associadas da UNESCO, Sabine Detzel e pela Senhora Adida da Delegação Permanente de Portugal na UNESCO, Teresa Salado, sem esquecer uma visita prévia ao edifício e obras de arte guiada pela estudante universitária estagiária na UNESCO Rayehane Djedje.

No encontro, falou-se em inglês, francês, espanhol, crioulo de Cabo Verde, um pouco de italiano e em português, língua que os estudantes referiram querer oficial também nesta organização mundial. Os jovens apresentaram os resultados do Projecto Atlântico e expuseram as suas reflexões e propostas de solução para os desafios do futuro no quadro dos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Entregaram no fim a Carta de Intenções que subscreveram e pretendem pôr em prática a partir de sua escola e lembranças da escola e do município.

Este encontro foi possível graças à colaboração entre a Escola e a Comissão Nacional da UNESCO, tendo sido a viagem co-financiada por pais, encarregados de educação, professoras e Câmara Municipal de Oeiras.