Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Escola Básica de São Bruno conquista Jan Amos Comenius Prize EU Notícias

14/05/2020

A Escola Básica de São Bruno, em Caxias, venceu o Jan Amos Comenius Prize EU for high quality teaching about the European Union. A decisão foi anunciada no passado dia 8 de maio.

A Escola de São Bruno criou há cerca de 6 anos uma nova disciplina – Estudos e Projetos Europeus (EPE) –, cujo objetivo é reforçar o espírito europeu nos alunos e na comunidade educativa com uma abordagem ativa, colaborativa e tendencialmente lúdica. A disciplina, que é semestral (90 minutos por semana), faz parte do currículo do 7º ano e trata tanto matérias europeias como temas ditados pela atualidade europeia (os anos europeus, a crise dos refugiados, o terrorismo, o Brexit, o aquecimento global, etc.). Além dos conteúdos académicos planeados a EB S. Bruno através da disciplina de EPE desenvolve projetos com outras escolas europeias e promove ainda iniciativas que se estendem à comunidade educativa, alargando o seu público-alvo, para a promoção de uma consciência europeia mais informada e esclarecida.

A Escola de São Bruno ao tomar conhecimento do Jan Amos Comenius Prize EU não hesitou em apresentar a sua candidatura (vídeo que integrou a candidatura e evidências do trabalho realizado), na convicção de que todo o trabalho desenvolvido na disciplina preenchia os critérios de elegibilidade.

E foi, por isso, com grande orgulho e satisfação, que a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de São Bruno recebeu a notícia de tão honroso prémio atribuído pela Comissão Europeia que vem distinguir a Escola e a disciplina reconhecendo a metodologia utilizada pela professora e os projetos desenvolvidos com os alunos como ensino de alta qualidade.