Mais de 300 mil Euros para Instituições no âmbito da Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia 2020-2025 Notícias

17/08/2020

​A Câmara Municipal de Oeiras aprovou a atribuição de um apoio financeiro global superior a 300 mil euros para o Instituto Gulbenkian Ciência (IGC), o Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade NOVA de Lisboa (ITQB NOVA) e o Instituto Superior Técnico (IST), no âmbito da Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia – 2020-2025.

Com vista a cobrir as despesas inerentes à concretização do Plano de Atividades 2020 da Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia 2020-2025, o Município aprovou atribuir uma comparticipação financeira ao IGC de 232.411,00€, ao ITQB-NOVA de 46.062,00 € e um subsídio de 24.445,00 € ao IST, o que totaliza um apoio de 302.918,00€.

O Município de Oeiras pretende afirmar-se como capital nacional da ciência e inovação. Com esta visão, foi definida e apresentada uma agenda estratégica concertada entre parceiros do ecossistema científico e tecnológico do território do município de Oeiras – Estratégia para a Ciência e a Tecnologia, para a qual foi estabelecido um investimento global de quase 865 mil euros.

Neste sentido, têm vindo a ser estabelecidas parcerias com as instituições de ensino, investigação e desenvolvimento sediadas no território e a ser apoiado um conjunto de ações que reforçam a agenda para a ciência e o firme compromisso do executivo com a disponibilização de 1% do orçamento municipal para a criação de um ecossistema único para a inovação, criatividade e tecnologia em Portugal.

Esta aposta ambiciona acompanhar a meta de elevar os níveis de literacia científica para o futuro, promover os valores da ciência e evolução tecnológica, disseminar o conhecimento e contribuir para o desenvolvimento educacional dos públicos, condição indispensável ao exercício de uma cidadania informada e ativa. Em suma, visa mobilizar e envolver a sociedade, as universidades, institutos de investigação e empresas no objetivo comum de consolidar a ciência e tecnologia como parte da identidade de Oeiras, afirmando a marca Oeiras Valley.