Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Município de Oeiras assegura ensino à distância para todos os alunos do concelho Notícias

10/04/2020

Em Oeiras a Escola não pára!

O Executivo Municipal elegeu a Educação como uma das prioridades centrais do atual mandato, em Oeiras, impondo o objetivo de ter no Concelho "os melhores alunos do País". Consciente dos efeitos da atual interrupção letiva nos jovens, o Município acelerou alguns processos que estavam em implementação, ao abrigo dos programas "Oeiras Educa" e "Mochila Leve", para possibilitar o ensino à distância para todos os alunos do Concelho.

Num universo de 20.000 alunos, foram identificados 1914 jovens no Concelho que não dispunham dos meios necessários para acompanhar este processo letivo. Este facto poria em causa o objetivo central de universalizar a igualdade de oportunidades em Oeiras.

Feita a identificação pelas escolas de todos os alunos e professores sem os meios tecnológicos apropriados para o cumprimento do ensino à distância, a Autarquia decidiu garantir o equipamento necessário para quem dele não dispunha:

• 1944 Equipamentos (tablets, computadores portáteis e smartphones (1914 para alunos e 30 para professores)

• 200 Câmaras

• 200 Microfones

• 1185 Routers para aceder à Internet (1158 para alunos e 27 para professores)

Além de garantir o equipamento tecnológico, foi constituída uma equipa de professores de todas as escolas do concelho para o desenvolvimento de tutoriais de apoio (para alunos e para professores) à implementação do modelo de aulas à distância que, de uma forma mais simples e rápida irá permitir apoiar o acesso aos conteúdos preparados por cada Escola.

A plataforma escolhida pela equipa – CISCO Webex –, permite desenvolver um trabalho de articulação direta entre um sistema de aulas síncronas e assíncronas, onde professores e alunos podem trabalhar em interação, tanto nas aulas diretas, como no desenvolvimento de tarefas individuais, com todas as garantias de proteção de dados pessoais, dados de voz e de imagem.

Os quase 2000 professores que compõem a classe docente do Município têm também disponível uma formação on-line de 90 minutos para a utilização da CISCO Webex. Com sessões contínuas para grupos de 50 docentes, está garantida formação para todos até ao dia 17 de abril. As primeiras duas sessões ocorreram no dia 8 de abril e tiveram adesão total.

Adicionalmente, foram criadas com a Altice duas linhas de apoio, uma para professores e outra para alunos e famílias, que terão associado um número verde, disponibilizado nos tutoriais para professores e alunos.

Este projeto, que terá um investimento de cerca de 140 mil euros, tem como parceiros a Altice e a Cisco. Esta última disponibiliza gratuitamente a utilização de 2 mil licenças da plataforma Webex profissional, que possibilitará a criação das salas de aula virtuais que permitirão aos alunos de Oeiras continuarem a sua atividade letiva.