Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Oeiras investe em terapia assistida por animais Notícias

21/05/2020

O Município de Oeiras aprovou a atribuição de 2.000 euros ao Agrupamento de Escolas de Santa Catarina para implementação do projeto "Ler e Cãopreender" e 11.600 euros à PET B HAVIOR para o desenvolvimento de Terapia Assistida por Animais.

Considerando o investimento do Município na promoção do sucesso escolar e considerando as áreas de especialização que o Agrupamento de Escolas de Santa Catarina (AESC) identificou como prioritárias, a integração da cinoterapia nas escolas deste agrupamento constitui um complemento fundamental no reforço da interdisciplinaridade, com um impacto fortíssimo na promoção do sucesso escolar do 1º CEB.

As Terapias Assistidas por Animais (TAA) são um método terapêutico indicado para crianças com atraso de desenvolvimento, com registo de benefícios diversos, nomeadamente ao nível da saúde física, psicológica e emocional. Este método terapêutico ao promover a componente relacional, potencia a capacidade cognitiva e sensorial e facilita os processos de aprendizagem, tais como a leitura, memória, concentração e socialização. 

O projeto "Ler e Cãopreender" incluirá 32 sessões de cinoterapia. As sessões que não puderem ser realizadas no ano letivo 2019/2020, em função das medidas de contingência adotadas no âmbito da resposta à pandemia provocada pela COVID-19, deverão ser realizadas até ao final do ano civil, altura em que será feita uma avaliação sobre a pertinência da continuidade do projeto, até ao final do ano letivo 2020/2021.