Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Oeiras promove implementação de projeto digital que se propõe transformar as escolas em academias de cidadania Notícias

12/05/2020

Tendo definido a intervenção na Educação como prioritária, elegendo como meta a melhoria dos resultados escolares por forma a tornar os alunos do Concelho os melhores do País, o Município de Oeiras comprometeu-se a apoiar o desenvolvimento de projetos e de iniciativas que, em concertação com as escolas, concorram para o alcance e superação das metas estabelecidas nas orientações curriculares do Ministério da Educação.

Neste sentido, foi aprovada a atribuição de um apoio financeiro, no valor total de 33.099,30€, aos sete Agrupamentos de Escolas e uma Escola Não Agrupada que pretendem implementar o Projeto Academia MyPolis. Trata-se de um projeto digital que se propõe transformar as escolas em Academias de Cidadania, constituindo-se como uma ferramenta para todas as aulas de Cidadania e Desenvolvimento.

Funcionando em parceria com a Spot Games, responsável por gamificar o processo educativo desenvolvendo jogos inovadores para a sala de aula, criaram uma aplicação mobile e web que procura trazer a cidadania para o século XXI, recompensando políticos e cidadãos pela sua participação, tendo como linhas da Direção-Geral da Educação (DGE) a Educação para os Direitos Humanos, Educação Intercultural, Educação para os Media, entre outros.

Tendo-se efetuado uma reunião com os responsáveis do Projeto, com o intuito de definir os moldes da sua implementação, atendendo às prioridades identificadas pelo Município, foi decidido que o mesmo seria direcionado para o 3º Ciclo do Ensino Básico, com incidência no 8º ano, cujo currículo contém, como conteúdo de referência, o tema Cidadania e Desenvolvimento. Assim, neste ano letivo de 2019/20, aderiram à implementação do Projeto Academia MyPolis 39 turmas, do 8º ano, dos diferentes Agrupamentos de Escolas do Município.