PEA - Sessão de apresentação aos professores Notícias

26/10/2016

​A Câmara Municipal de Oeiras promoveu no dia 21 de outubro a sessão de apresentação para professores do Programa de Educação Ambiental (PEA) para o ano letivo 2016/ 17, no templo da Poesia - Parque dos Poetas, em Oeiras.

Na sessão estiveram presentes 70 docentes representando 36 escolas do município e cerca de 60 representantes de entidades parceiras promotoras de atividades de educação ambiental.

O PEA é promovido anualmente em articulação com um conjunto de parceiros locais e nacionais e pretende constituir um conjunto de recursos de carácter transversal e multidisciplinar através do qual as escolas possam promover a educação para a sustentabilidade, não só dentro das suas fronteiras físicas, mas em conjunto com a comunidade envolvente, potenciando a criação de comunidades pró-sustentabilidade, desafiando-se as escola a ter uma participação mais ativa na sensibilização ambiental da comunidade envolvente e na resolução de problemas locais.

O Programa iniciou-se no ano letivo 1994/95, com a temática dos Resíduos, tendo atualmente uma programação que envolve 65 atividades (Ações em recinto escolar, Visitas de Estudo, Oficinas, Concursos, Comemoração de dias temáticos, entre outras) no âmbito de diversas temáticas, nomeadamente, Ambiente e Sustentabilidade, Água e Saneamento, Ecossistemas Aquáticos e Marinhos, Alimentação, Animais em meio urbano, Energia, Resíduos, Mobilidade Sustentável, Ruído e Natureza e Biodiversidade local. Em média nos últimos anos têm sido promovidas anualmente mais de 400 ações envolvendo cerca de 12.000 alunos, professores e assistentes educativas.

Este ano o programa conta com um conjunto de 65 propostas de atividades das quais 45 são referentes a 35 parceiros externos, que promovem projetos educativos de âmbito local e nacional de especial interesse em matéria de ambiente e sustentabilidade, nomeadamente: SIMAS de Oeiras e Amadora, Tratolixo, Valormed, Aquário Vasco da Gama, Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, Associação Portuguesa de Lixo Marinho, Associação Portuguesa de Educação Ambiental, Associação Bandeira Azul da Europa, BD Portugal 2055, Movimento Bloom, Centro Pedagógico do Jardim Zoológico de Lisboa, European Recycling Platform, CP-Comboios de Portugal, Projeto MARE, We Value – Universidade de Lisboa, AMB3e, Projeto Apeixonados, MOMS – Eco-Escovinhas, Campanha Papel por Alimentos, Biodiversity4all, ITQB Oeiras - UNL, Liga para Proteção da Natureza, Galp Energia, ACA-M - Projeto Papa Léguas, GEOTA – Projeto CoastWatch, Jardim Botânico da Ajuda, Centro de Ecologia Aplicada do ISA, Cerciência - Jardim Botânico Tropical, MAAT – Fundação EDP, Deco Jovem, Flora Om, IPMA-Escolas, EPAL, Associação Chão da Terra, Associação Pet-BHavior.

A brochura do Programa de Educação Ambiental 2016/ 17 está disponível através das seguintes ligações:  http://www.educacao.cm-oeiras.pt/atividades_projetos/peambiental/Documents/PEA_Programa_Atividades_2016_17.pdf  |    http://www.cm-oeiras.pt/amunicipal/Ambiente/SensAmb/EduAmbEsc/Paginas/EduAmbientalnasEscolas.aspx