Coro Pequenos Cantores de S. Bruno do AE de S. Bruno (Caxias) ganhou o Prémio Prata no Festival de Coros de Verona Notícias

13/04/2015

O Coro "Pequenos Cantores de São Bruno" da EBI de São Bruno tem desenvolvido um trabalho continuado ao longo de mais de 10 anos em atividade extra curricular integrado no projeto educativo do Agrupamento de Escolas de S. Bruno, com apresentação em diversos concertos, dentro e fora da Escola, a nível local, regional e nacional, em Igrejas, Conventos, Mosteiros, Escolas e até mesmo no Mosteiro de Monserrat, nos arredores de Barcelona, tendo sido reconhecida a qualidade de execução vocal, pelo que foi convidado a participar no Young Festival Prague de 2013 e no qual alcançou o 2.º lugar.

No presente ano letivo de 2014/2015, é composto por 25 alunas dos 10 aos 14 anos de idade que se propuseram participar num novo e ambicioso desafio: participar e competir no Festival de Coros de Verona que se realizou entre os dias 8 e 12 de abril.

Para garantir a participação do Coro de Pequenos Cantores de São Bruno no Festival de Verona, professores, pais e alunos mobilizaram-se para angariar apoio financeiro para assegurar o pagamento das despesas relacionadas com a viagem, alojamento, alimentação e deslocações em Itália. Assistiu-se à gravação e venda de 1 DVD, foi realizado o Concerto de Reis na Igreja da Cartuxa, os professores aposentados venderam quadros pintados pelos próprios e foram feitos vários apelos através das redes sociais para que a comunidade envolvente se associasse a este esforço. Escola, família e alunos não se pouparam a esforços até reunir os €17.500,00 necessários para cobrir as despesas da deslocação.

O Festival de Coros de Verona reuniu coros e orquestras de jovens músicos entre os 8 e os 26 anos de idade. Foram cerca de 1000 jovens oriundos de vários países europeus. Esta foi a 25ª edição deste festival internacional em Verona. O Programa do Festival proporcionou a todos os participantes experiências únicas ao nível artístico e de intercâmbio cultural. Incluiu uma atuação conjunta de todos os coros, uma atuação de cada coro em contexto de competição e uma atuação com um coro italiano, O concurso decorreu na passada sexta-feira e atuação do  Coro de S. Bruno resultou na obtenção da taça de prata.

A Polónia alcançou o 1.º lugar. Refira-se que em 2013, este mesmo Coro alcançou o 2.º lugar no Young Festival Prague de 2013 que decorreu na República Checa entre os dias 21 e 24 de março.