Navegar para Cima
Iniciar sessão

Referencial de Educação para a Segurança, Defesa e Paz Notícias

29-09-2016
21 professores do concelho participaram na ação de formação “Segurança, Defesa e Paz: Um Projeto de Todos para Todos. O Referencial para a Educação pré-escolar e para os Ensinos Básico e Secundário”, orientada para a implementação do ‘Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz’ na educação Pré-escolar e nos ensinos Básico e Secundário no ano letivo de 2016-2017. Esta ação de formação está creditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua e decorreu nas instalações da Academia Militar, na Amadora.
 
Esta ação de formação vem na sequência da assinatura, em 20 de maio de 2016, do protocolo-quadro entre o Ministério da Defesa Nacional, o Ministro-Adjunto, o Ministério da Educação e os Municípios de Lisboa, Sintra, Cascais, Oeiras e Amadora, com vista à implementação em meio escolar do “Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz”.
 
O Referencial está organizado por níveis de educação e por ciclos de ensino – educação pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário e pretende contribuir para elevar o nível de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades e promover atitudes/valores e comportamentos na área da segurança, defesa e paz das crianças e dos jovens.
 
No que respeita à Educação Pré-Escolar e ao 1.º ciclo do Ensino Básico, o Referencial aborda um único tema de carácter global que se relaciona com o “Compreender a importância da segurança, da defesa e da paz.” Nos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e no Ensino Secundário, o Referencial organiza-se em torno dos seguintes temas: Tema A - A Segurança, a Defesa e a Paz | Tema B - O Contexto Internacional e o Quadro Nacional – a Mundialização e a Interdependência | Tema C - A Identidade Nacional e o Quadro Internacional da Segurança, da Defesa e da Paz | Tema D - As Forças Armadas e as Forças e Serviços de Segurança – O Quadro Institucional, Organização e Missões.
 
A próxima ação de formação está agendada para o mês de outubro.
 
Para consultar o “Referencial de Educação para a Segurança, Defesa e Paz” aceda à ligação: http://www.idn.gov.pt/conteudos/documentos/Referencial-EBOOK-versaodigital.pdf