Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Ciclo de Conferências Associação Yehudi Menuhin Portugal Notícias

21/12/2015

No âmbito das comemorações do 100º aniversário de Yehudi Menuhin e do 20º aniversário do MUS-E Portugal, a Associação Yehudi Menuhin Portugal, em colaboração com o Centro Nacional de Cultura, vai organizar um ciclo de três conferências.

A 1ª Conferência, dedicada à vida e obra de Yehudi Menuhin, realizar-se-á no dia 25 Janeiro, às 18 horas, no Centro Nacional de Cultura (Galeria Fernando Pessoa). Serão oradores Guilherme d’Oliveira Martins (presidente da Direcção da AYMP), Eduardo Marçal Grilo (presidente da Mesa da Assembleia Geral da AYMP), Cristina Brito da Cruz (membro da Direcção da AYMP) e Werner Schmitt (Vice-Presidente da IYMF).

A 2ª Conferência, em Fevereiro, versará o Projeto MUS-E, na sua vertente internacional.

A 3ª Conferência, a realizar em Abril, será centrada no Projeto MUS-E Portugal, enquanto projecto de educação artística generalista.

Mantenha-se atento(a) às datas!

O Projeto MUS-E tem por objectivo desenvolver as áreas de expressão artística nas escolas públicas do 1º ciclo e na educação pré-escolar, sensibilizando as crianças para a fruição da arte e possibilitando-lhes o acesso a formas de expressão e de comunicação diversificadas. O MUS-E tem por objectivo desenvolver as áreas de expressão artística nas escolas públicas do 1º ciclo e na educação pré-escolar, sensibilizando as crianças para a fruição da arte e possibilitando-lhes o acesso a formas de expressão e de comunicação diversificadas.

De acordo com os princípios do Projeto português, as escolas onde o MUS-E se desenvolve são seleccionadas por servirem grupos populacionais socialmente desfavorecidos e em que se faz notar, de forma significativa, a presença de crianças oriundas de culturas minoritárias, nomeadamente, africanas, ciganas e de países do Leste Europeu. Essa selecção é realizada pela Direção da Associação Menuhin Portugal, após solicitação expressa pelos órgãos directivos escolares e, nos casos aplicáveis, parecer favorável do Ministério da Educação.

Ao longo dos anos, a Fundação Internacional Yehudi Menuhin (I.Y.M.F.) e o Projecto MUS-E Internacional obtiveram diversas distinções, destacando-se o Prémio Internacional Calouste Gulbenkian, atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian, em 2011.

Em 1996, o MUS-E foi introduzido em Portugal com o apoio do Departamento de Educação Básica do Ministério da Educação na Escola EB1 nº 1 de Algés. Atualmente, no concelho de Oeiras, o MUS-E é desenvolvido na EB1/JI Pedro Álvares Cabral do Agrupamento de Escolas Aquilino Ribeiro (Porto Salvo).

Para saber mais: Tel: 231 466 722  | geral@associacaomenuhinportugal.pt | http://associacaomenuhinportugal.pt