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Equipa Multidisciplinar de Apoio Educativo do Município de Oeiras – EMAE-MO

Equipa Multidisciplinar de Apoio Educativo do Município de Oeiras – EMAE-MO Projetos

19/11/2020

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Equipa Multidisciplinar de Apoio Educativo do Município de Oeiras (EMAE-MO)

AO ENCONTRO DE UMA ESCOLA DE SUCESSO

 

A Câmara Municipal de Oeiras (CMO) tem vindo a assumir, no âmbito das suas Políticas Educativas, uma orientação claramente inclusiva e completamente alinhada com o Decreto-Lei nº 54/2018, de 6 de julho, reforçando o direito de cada um dos alunos a uma educação consentânea com as suas potencialidades, expetativas e necessidades, garantindo assim a igualdade de oportunidades e a promoção do sucesso educativo.

A missão do município assenta na construção de uma escola com uma cultura mais aberta e flexível, uma escola que vê o aluno em todas as suas dimensões humanas e que o coloca no centro da organização do processo de ensino-aprendizagem, uma escola que permita a expressão da diversidade e a entenda como riqueza, em suma uma escola que se reinvente e dê resposta aos desafios do século XXI.

Nesta conformidade, o Município de Oeiras, através do Departamento de Educação, tem estruturado, em parceria com os agrupamentos de escolas e escola não agrupada do concelho, um conjunto de respostas educativas diferenciadas que consubstanciam um projeto educativo comum e plural, que apela à participação de todos e que pretende sedimentar nos alunos e nas respetivas famílias um sentido de pertença ao espaço escola.

A Equipa Multidisciplinar de Apoio Educativo do Município de Oeiras (EMAE-MO) é, entre outros, mais um projeto de iniciativa municipal, que visa garantir a Educação Inclusiva e, consequentemente, reconhece a necessidade imperiosa de mudança de cultura e de paradigma no que respeita às práticas pedagógicas e à forma como se perceciona o aluno e a sua participação no seu processo educativo.

A EMAE-MO tem como principais objetivos:

> Combater o insucesso escolar, com especial incidência no 1º Ciclo do Ensino Básico;

> Criar respostas multinível, preventivas das dificuldades de aprendizagem, atuando em contexto de sala de aula, recreio, família e comunitário.