Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

16 de outubro | Dia Mundial da Alimentação Notícias

16/10/2020

Comemora-se hoje, 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação. Para assinalar a data a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura preparou um livro de atividades dedicado aos Heróis da Alimentação, sob o lema Cultivar, Alimentar, Preservar. Juntos.

 

"Os agricultores e os trabalhadores de toda a cadeia alimentar estarão na primeira linha da mudança, mas todos nós temos de os apoiar. É a estes heróis que temos de agradecer os alimentos que consumimos diariamente."

 

Dia Mundial da Alimentação

As gerações mais jovens, de todos os países e de todos os estratos sociais, são os adultos de amanhã e irão herdar a Terra. São as nossas ações que determinam o nosso futuro, e todos temos um papel a desempenhar para tornar o nosso mundo mais sustentável e mais solidário para com os heróis da alimentação.

 

FAZ A TUA PARTE:

1.       Escolhe o que é local

Sempre que puderes, pede aos teus pais que comprem produtos frescos locais, especialmente nos mercados de agricultores. Fazendo isto, não só estás a ajudar os heróis da alimentação locais, como os pequenos agricultores, mas também o crescimento económico local.

2.       Escolhe o que é da época

Sabias que reduzes a tua pegada de carbono quando compras produtos que são da época? Quando os alimentos estão fora da época numa parte do mundo, têm de viajar longas distâncias até chegarem à tua mercearia ou mercado local. Uma viagem mais curta também se traduz em alimentos mais maduros, mais saborosos ou mais nutritivos!

3.       Respeita os alimentos. Respeita os trabalhadores do setor da alimentação!

Guardar devidamente a comida que sobrou para uma refeição no dia seguinte é uma forma excelente de evitar desperdiçar alimentos perfeitamente bons. Respeita o trabalho árduo dos nossos heróis da alimentação e os recursos preciosos do nosso mundo que são utilizados para produzir tudo aquilo que comemos.

4.       Cultiva alimentos em casa

Se tiveres acesso a um jardim ou a um espaço exterior, cultiva alguns legumes ou ervas aromáticas. Demorará algum tempo, mas ensinar-te-á muito sobre como os alimentos são produzidos. Pode ser uma forma de exercício e uma atividade divertida para fazeres sozinho, ou com amigos e família. Os espaços verdes também nos fazem muito bem, assim como ao ambiente, porque purificam o ar que respiramos.

5.       Pratica boa higiene alimentar

Deves manter a tua higiene, e também a higiene das zonas onde cozinhas, lavando devidamente as mãos e os alimentos. Isto é particularmente importante se andar por aí um vírus, como é o caso da COVID-19, porque a prática de uma boa higiene alimentar impede a propagação dos germes.

 

Adaptado do Manual "Heróis da Alimentação"

disponível em http://www.fao.org/3/ca9845pt/CA9845PT.pdf

 

Crédito ilustrações: FAO. 2020. Livro de Atividades - Heróis da Alimentação. Roma.

https://doi.org/10.4060/ca9845pt