COGITO | Conversas Criativas: Quais as Competências do Futuro? Notícias

09/10/2020

Na sexta sessão de COGITO | 'Conversas Criativas' que se realizou no dia 7 de outubro colocou-se a questão: "Quais as competências do futuro?"

Num mundo em que as novas tecnologias estão a acelerar e a induzir profundas transformações no trabalho e nos próprios fundamentos do modelo social, de que competências precisamos para enfrentar as mudanças? Como podemos evitar tornarmo-nos obsoletos? Será que vamos conseguir ajustarmo-nos?

Pedro Cunha, psicólogo, é o convidado desta conversa e vem falar-nos dos desafios que enfrentamos e das novas competências que precisamos, um tema que se afigura fundamental e inquietante.

Licenciado e Mestre em Psicologia Educacional, ISPA (1998; 2009), exerceu entre 2010 e 2017 funções de Subdiretor-Geral da Educação, e foi responsável pelas políticas de educação pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, pelos programas nacionais de inovação e promoção da inclusão e do sucesso escolar, educação e promoção da saúde, educação especial e apoios socioeducativos, psicologia e orientação escolar. É Diretor do Programa Gulbenkian Conhecimento desde janeiro de 2020. É também perito convidado (e integrou grupos de trabalho) na Comissão Europeia, ONU, UNICEF e OCDE.

Para ver ou rever a sessão aceda aqui.