Oeiras garante refeições para os alunos carenciados, apoio psicológico e serviço de acolhimento para filhos de profissionais de funções essenciais.
Com o anunciado encerramento das escolas neste novo período de confinamento motivado pela COVID-19, o Município de Oeiras já tomou medidas para apoio à comunidade escolar. A par de garantir a distribuição de refeições aos alunos carenciados, a Autarquia disponibilizará apoio psicológico para os alunos e famílias. Haverá ainda serviço de acolhimento para educandos de profissionais mobilizados para o desempenho de funções essenciais.
Determinado em garantir que em plena pandemia ninguém neste concelho passe necessidades, nomeadamente no que à alimentação diz respeito, o Município de Oeiras vai continuar a disponibilizar refeições aos alunos carenciados durante o período em que as escolas se vão manter encerradas.
O fornecimento de refeições estará disponível para alunos e famílias com escalão A ou B do ASE, prevendo-se que beneficiem deste apoio cerca de 3.779 crianças e alunos, desde o Jardim de Infância ao secundário.
A distribuição das refeições será feita em 12 escolas dos 10 Agrupamentos Escolares e Escola Não Agrupada do Concelho
– EB de Porto Salvo, em Porto Salvo;
– EB Conde de Oeiras, em Oeiras;
– ES Quinta do Marquês, em Oeiras;
– ES Sebastião e Silva, em Oeiras;
– EB Joaquim de Barros, em Paço de Arcos;
– EB S. Bruno, em Caxias;
– EB Sophia de Mello Breyner, em Carnaxide;
– EB Alto de Algés, em Algés;
– EBI João Gonçalves Zarco, em Dafundo;-
– ES Camilo Castelo Branco, em Carnaxide;
– EB Prof. Noronha Feio, em Queijas (que também serve a freguesia de Barcarena).
Para beneficiar deste apoio, as famílias devem sinalizar a necessidade junto das coordenações e direções escolares.
Recorde-se que esta medida também foi tomada pela Autarquia durante o primeiro período de encerramento das escolas por causa da pandemia, tendo então sido apoiadas diariamente cerca de 450 famílias, o que se reverteu num total de cerca de 140 mil refeições servidas, o que consistiu num investimento municipal de mais de 290 mil euros.
Outra medida que vai ser implementada pelo Município de Oeiras no âmbito do novo confinamento motivado pela COVID-19, será o apoio psicológico a alunos e famílias dos mesmos, através da Equipa Multidisciplinar de Apoio Educativo do Município e de uma rede de parcerias que envolve a Saúde Escolar e o ACES Lisboa Ocidental e Oeiras.
Neste período de confinamento será ainda disponibilizado pelo Município de Oeiras um serviço de acolhimento para educandos de profissionais mobilizados para o desempenho de funções essenciais
Para bebés e crianças até aos 3 anos de idade
– Santa Casa da Misericórdia de Oeiras (Creche e Jardim de Infância O Pingolé, em Vila Fria, e JI 1.º de Maio em Carnaxide);
– Centro Social e Paroquial de Oeiras (Creche O Pombal, em Oeiras).
Para alunos do Ensino Básico
– EB de Porto Salvo, em Porto Salvo;
– EB Conde de Oeiras, em Oeiras;
– ES Sebastião e Silva, em Oeiras;
– EB Joaquim de Barros, em Paço de Arcos;
– EB S. Bruno, em Caxias;
– EB Sophia de Mello Breyner, em Carnaxide;
– EB Alto de Algés, em Algés;
– EBI João Gonçalves Zarco, em Dafundo;
– ES Camilo Castelo Branco, em Carnaxide;
– EB Prof. Noronha Feio, em Queijas (que também serve a freguesia de Barcarena).
Por último, refira-se que mesmo com a decretada interrupção das atividades letivas pelo Governo da República, a Câmara Municipal de Oeiras está a realizar junto das direções de Agrupamentos de Escolas/Escola Não Agrupada, um levantamento de necessidades a fim de, num possível cenário de Ensino à Distância, o Município estar em condições de responder de forma imediata e célere.