A Direção-Geral da Educação lançou um microsite com recursos e ferramentas de ensino à distância para apoiar os professores na condução das suas aulas. O objetivo da plataforma é disponibilizar novos recursos e partilhar práticas que os docentes possam adotar para manter o processo de ensino e aprendizagem em funcionamento, num momento em que as escolas portuguesas se encontram com as atividades presenciais suspensas.
A DGE, em colaboração com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), construiu este sítio, para apoiar as escolas na utilização de metodologias de ensino à distância que permitam a todas as crianças e jovens:
– Manter contacto regular com os seus professores e colegas;
– Consolidar as aprendizagens já adquiridas;
– Desenvolver novas aprendizagens.
Dada a grande diversidade de contextos, a DGE salienta que é muito importante privilegiar soluções que utilizem processos simples que não exijam muita tecnologia, largura de banda ou elevadas competências digitais dos utilizadores, sugerindo que em cada escola/agrupamento deva ser criada uma equipa de apoio aos restantes professores com menor experiência neste tipo de modalidade de ensino. E é fundamental, como sublinha a DGE, que haja um esforço para garantir que todos os alunos, independentemente dos dispositivos que utilizem e do software instalado, tenham acesso aos recursos disponibilizados pela sua Escola.
A este propósito a UNESCO publicou recentemente 10 recomendações sobre ensino à distância, no âmbito do encerramento de muitas escolas em vários países, aconselhando a sua leitura atenta e divulgação junto de todas as comunidades educativas.
Mais informação aqui