Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Município de Oeiras e Escola Superior Náutica celebram Memorando de Entendimento Notícias

16/03/2021
Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia

Sediada em Paço de Arcos desde 1972, a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) vai intensificar a sua relação com a comunidade envolvente através de uma intervenção a ser realizada em articulação com o Município de Oeiras, que beneficiará tanto a sua comunidade escolar como a população em geral. Serão também articulados esforços para promover o desenvolvimento do Campus da Escola e criar as condições para uma integração efetiva no programa Oeiras Ciência e Tecnologia, na vertente da economia azul, mobilizando as competências específicas da ENIDH em áreas do conhecimento como a engenharia, a tecnologia e a ciência marítimo-portuária.

Assim, com o objetivo de criar uma nova dinâmica e uma nova centralidade no Campus desta Escola, os presidentes da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, e da ENIDH, Luís Filipe Baptista, vão assinar um Memorando de Entendimento entre as duas entidades, no âmbito da estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia 2020-2025, no dia 17 de março, às 10H30, no auditório situado no Campus da Escola (Av. Eng.º Bonneville Franco, em Paço de Arcos).     

A ENIDH é a única instituição pública que ministra ensino superior náutico em Portugal junto do ecossistema de referência territorial nas áreas da ciência, tecnologia e inovação, o que contribuirá de forma decisiva para alavancar a visão futura de um concelho altamente qualificado e atrativo para as instituições de ensino superior e empresas de base científica e tecnológica, em domínios estratégicos nacionais e internacionais.

A par da requalificação das infraestruturas desta Escola, tanto ao nível dos espaços exteriores, acessibilidades e qualidade ambiental, bem como dos equipamentos, este Memorando proporcionará ao Município o acesso a um conjunto de atividades e espaços disponibilizados pela ENIDH no âmbito do desporto, educação, ciência, inovação e desenvolvimento.

Para a concretização deste objetivo comum, que será desenvolvido até 2025, o Município de Oeiras estima um investimento de cerca de 4 milhões de euros.