Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Nova creche 'O Pombal' com capacidade para mais crianças Notícias

23/12/2020

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, inaugurou ontem, terça-feira, dia 22 de dezembro, a nova creche "O Pombal", após obras de requalificação que dotaram aquele equipamento de melhores condições e com capacidade para acolher mais crianças.


Este equipamento educativo, gerido pelo Centro Social Paroquial de Oeiras (CSPO), vai passar a ter capacidade para 78 crianças na creche, mais 33 do que anteriormente.


Este aumento de capacidade de lotação em creche deve-se à supressão da valência de pré-escolar, na sequência de se ter verificado um decréscimo nas inscrições para as crianças entre os 3 e 5 anos, e por haver uma lista de espera considerável para as restantes idades, principalmente dos 24 aos 36 meses.


A obra, que decorreu num prazo de oito meses, implicou um investimento global de cerca de 425.000,00 € (Quatrocentos e vinte e cinco mil euros) acrescido de IVA à taxa legal em vigor.


Além do acréscimo da capacidade de lotação para crianças em creche, foram feitas remodelações no interior do edifício, dotando-o de melhores condições e mais espaço, como é o caso da nova cozinha. O equipamento, que dispõe de vigilância para o controlo de entrada e saída de pessoas e manutenção da segurança das instalações, passou a ter mais uma entrada, que será a principal e com rampa exterior.


O recreio foi integralmente renovado e foi ainda instalada uma rede de captação de energia fotovoltaica que assegurará a energia de funcionamento regular, reduzindo os custos de funcionamento da creche e constituindo mais um passo no caminho da sustentabilidade e diminuição da pegada de carbono.


De destacar também que, quanto à segurança do espaço, foi instalada uma rede paralela de deteção e combate a incêndios.