Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Oeiras celebra mês da Ciência Notícias

13/11/2020

O município de Oeiras celebra o mês da Ciência com o objetivo de reforçar a proximidade e o envolvimento dos cidadãos em torno de temas da ciência, e, dessa forma, consolidar a inovação e a tecnologia como parte da identidade do território.

 

Ao longo do mês, instituições científicas, universidades, escolas, empresas, bibliotecas e museus, proporcionam oportunidades de participação online em conversas e debates, exposições, jogos e vídeos temáticos, projetos e atividades do programa Oeiras EDUCA, experiências, oficinas científicas e tecnológicas e visitas virtuais a laboratórios, além da interação  com especialistas de múltiplas áreas do conhecimento.

A programação do Município de Oeiras engloba atividades e eventos nacionais realizados anualmente, tais como o Encontro Ciência'20 (3 e 4 de novembro), a Semana da Ciência e Tecnologia (23 a 29 de novembro), o Dia Nacional da Cultura Científica em homenagem a Rómulo de Carvalho, professor, divulgador de ciência e poeta sob o pseudónimo António Gedeão (24 de novembro) e a Noite dos Investigadores (27 de novembro).

 

Uma montra para a ciência e a investigação desenvolvidas em Oeiras

Este roteiro da ciência é construído a partir do trabalho colaborativo desenvolvido entre os centros de investigação, as instituições e as empresas de base científica e tecnológica sediadas no concelho e que cooperam no desenvolvimento de um programa educativo e cultural em contínua invenção e transformação digital como resposta aos constrangimentos resultantes da pandemia COVID-19.

Promover a cultura científica, a criatividade e o ensino da ciência com e para a sociedade, é condição fundamental ao incentivo a aprender, a pensar e a intervir no mundo atual e no futuro.

O objetivo é dar a conhecer melhor a ciência e a investigação que se desenvolve no concelho, assim como a percorrer os caminhos que conduzirão ao objetivo comum de afirmar Oeiras como capital da Ciência e Inovação.

A programação completa do Mês da Ciência em Oeiras pode ser consultada aqui e também no site Oeiras Valley.