Oeiras disponibiliza residência a mais dois professores Notícias

03/10/2020

A Câmara Municipal de Oeiras entregou, no passado dia 2 de outubro, um apartamento que servirá de residência a dois professores deslocados que este ano letivo vão lecionar em escolas do concelho. As chaves foram entregues pelo Presidente, Isaltino Morais, pelas 10H00, na Rua Marquês de Pombal, nº 7, na Vila de Oeiras.

Estes dois docentes partilharão um apartamento com dois quartos, mediante o pagamento de uma renda mensal definida em 150 euros pela utilização do espaço, correspondente ao valor repartido dos custos de funcionamento estimados da habitação (gás, energia elétrica, água, internet, TV, outros).

A Câmara Municipal de Oeiras sabe que há anualmente cerca de 100 professores deslocados no concelho, provenientes maioritariamente do Norte do país, existindo poucas alternativas de alojamento, o que faz subir o valor das casas e/ou quartos. Por este motivo, foi criado o plano de apoio ao alojamento dos docentes do Município, que tem por objetivo proporcionar alternativa de alojamento, a preços muito abaixo do mercado, aos professores que, longe da sua casa, são colocados nas escolas de Oeiras. Neste sentido, recorde-se que, em março passado foi inaugurada a primeira Casa Temporária para Professores, na Figueirinha, que albergou as primeiras três professoras.

Com a entrega deste apartamento, totalizam-se 8 professores que já foram alojados no âmbito do referido plano municipal: na Casa da Figueirinha 6 (3 no ano letivo transato e 3 atualmente) e, em Oeiras, 2. Estão ainda previstas duas novas casas, uma em Linda-a-Pastora (3 quartos) e outra em Queijas (3 fogos T1).