Alunos do ensino básico de 22 escolas da área metropolitana de Lisboa reúnem-se no auditório da Escola Secundária Sebastião e Silva no próximo dia 23 de fevereiro para debater entre si propostas para a redução do Insucesso escolar.
O Parlamento de Jovens é desenvolvido ao longo do ano letivo e tem por finalidade a promoção do interesse dos jovens pela participação cívica e pelo debate de temas da atualidade.
A iniciativa é promovida pela Assembleia da República em parceria com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) do Ministério de Educação e Ciência (MEC) e conta com o apoio do nosso Município.
A iniciativa é monitorizada pela Comissão Parlamentar de Educação e Ciência a quem cabe deliberar sobre os temas a debater em cada ano letivo e está aberta à participação de todas as Escolas do universo público, privado e cooperativo do país.
A Sessão Distrital segue um modelo comum no ensino básico e secundário e concretiza-se na realização sucessiva de sessões escolares, distritais e nacionais. Nas sessões distritais participam os deputados eleitos em todas as Escolas do círculo eleitoral e um deputado da A. R. Nestas sessões é aprovada a Recomendação do círculo eleitoral e são eleitas as Escolas que irão representar os jovens do distrito ou região autónoma na Sessão Nacional.
Os temas em debate no ano letivo 2014/2015 são O Insucesso Escolar (Ensino Básico) e Ensino Público e Privado: que Desafios? (Ensino Secundário).
O programa culmina com a realização anual de duas Sessões Nacionais na Assembleia da República sendo uma destinada aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e outra Sessão destinada aos alunos do ensino secundário.
A Sessão Distrital segue o formato dos debates realizados na Assembleia da República e termina com a formulação de propostas de resolução.
Na sessão de Oeiras estarão presentes 118 participantes dos quais:
a) 76 são deputados (alunos)
b) 22 professores das Escolas a que pertencem os deputados
c) 10 são acompanhantes da DGEstE e da Assembleia da República.
Os professores e alunos dão de 22 Escolas públicas e privadas dos Concelhos de Oeiras (2), Cascais (1), Cadaval (1), Lisboa (4), Loures (3), Odivelas (1), Sintra (2), Torres Vedras (4), e Vila Franca de Xira (4). As Escolas de Oeiras que participam na iniciativa são a EBI de São Bruno (Caxias) e a ES/3 Camilo Castelo Branco (Carnaxide).