As Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) destinam-se a assegurar o acompanhamento das crianças na educação pré-escolar antes e ou depois do período diário de atividades educativas (15h30m -19h00m) e durante os períodos de interrupção destas atividades (pausas letivas). A frequência destas atividades é comparticipada pelas famílias de acordo com o posicionamento em 5 escalões de rendimentos.Em todos os jardins-de-infância da rede pública, o Município assegura a título gratuito o apoio no acolhimento (8h00 – 9h00), para as famílias que necessitem. O serviço prestado contempla a receção e o acompanhamento das crianças nas instalações do Jardim de Infância, a decorrer antes do início da atividade letiva.Consultar AQUI o Regulamento Municipal para as AAAF.
Todas as crianças que frequentam os Jardins de Infância da Rede Pública do Município de Oeiras, e que cujas famílias, comprovadamente não detenham recursos para as ir buscar as crianças no término das atividades letivas.
A candidatura às AAAF pode ser realizadas nas escolas onde esteja disponível o prolongamento de horário, através das Associações de Pais e IPSS do Concelho (aplicável aos jardins de infância Tomás Ribeiro (Carnaxide-Portela), e Porto Salvo e Pedro Álvares Cabral (Aquilino Ribeiro).O Serviço de Prolongamento de Horário é promovido pelas Associações de Pais e Encarregados de Educação (APEE) ou IPSS, sendo que é junto destas entidades que se realizam as inscrições ao prolongamento de horário.O prazo estabelecido para o efeito, é o definido por cada Associações de Pais e Encarregados de Educação ou IPSS.
As AAAF são comparticipadas pelas famílias, sendo o valor calculado mediante os rendimentos do agregado familiar e fixado nos diferentes escalões de mensalidade.