Iniciar sessão

Programa de Educação Ambiental - PEA Projetos

30-10-2014

Programa de Educação Ambiental - PEA

O Programa de Educação Ambiental para as Escolas (PEA), desenvolve-se no âmbito da Agenda da Sustentabilidade para Oeiras, Oeiras 21+, visando promover a educação ambiental e apoiar estilos de vida ambientalmente sustentáveis, uma vez que as crianças e jovens são considerados veículos de transmissão, por excelência, de comportamentos em defesa do Ambiente junto da sua comunidade.

O PEA é promovido anualmente em articulação com um conjunto de parceiros locais e nacionais e pretende constituir um conjunto de recursos de carácter transversal e multidisciplinar através do qual as escolas possam promover a educação para a sustentabilidade, não só dentro das suas fronteiras físicas, mas em conjunto com a comunidade envolvente, potenciando a criação de comunidades pró-sustentabilidade, desafiando-se as escola a ter uma participação mais ativa na sensibilização ambiental da comunidade envolvente e na resolução de problemas locais.

O Programa iniciou-se no ano letivo 1994/95, com a temática dos Resíduos, tendo atualmente uma programação que envolve cerca de cinquenta atividades (Ações em recinto escolar, Visitas de Estudo, Oficinas, Concursos, Comemoração de dias temáticos, entre outras) no âmbito de diversas temáticas, nomeadamente, Desenvolvimento Sustentável, Água, Ecossistemas aquáticos e marinhos, Alimentação, Animais em meio urbano, Energia, Resíduos, Mobilidade Sustentável, Ruído e Natureza e Biodiversidade local. Durante o ano letivo são ainda promovidas exposições sobre as atividades desenvolvidas, assim como dos trabalhos realizados pelas escolas no âmbito dos concursos ou sobre temas ambientais.

Sob o mote “Cuidar do Ambiente ao Milímetro”, desde o ano letivo de 2005/06 que o Programa conta com a mascote, Eco-Zeca, um rapaz dinâmico e destemido que demonstra respeito e atitudes em prol da defesa do Ambiente.

As atividades a desenvolver durante o ano letivo são anualmente divulgadas numa pequena brochura e através de uma Sessão de Apresentação do Programa, destinada aos docentes de todos os estabelecimentos de ensino do município.

No final de cada ano letivo é realizada a Sessão de Encerramento do Programa através da realização de um evento onde alunos e professores podem participar em diversas atividades lúdico pedagógicas, como peças de teatro e jogos ambientais, atividades ao ar livre e sessão de entrega de prémios, às escolas vencedoras dos concursos desenvolvidos no âmbito do Programa.

Ao longo dos anos em que o projeto se tem desenvolvido, tem sido possível observar uma maior consciência das gerações mais novas, para os problemas ambientais que vão surgindo e acreditamos que este projeto possa contribuir para fomentar maior conhecimento, dar competências, motivações e sentido de compromisso, que lhes permitam atuar individual e coletivamente na resolução dos novos desafios ambientais. A separação de resíduos para reciclagem, a preservação da biodiversidade urbana, a utilização racional de água e energia, a manutenção da limpeza do espaço público são já alguns conceitos que facilmente se encontram interiorizados nestes jovens cidadãos.

No período de 2008-2010, o Programa contou com o co-financiamento de 50% no âmbito Quadro de Referência Estratégia Nacional (QREN), enquadrado no Programa Operacional Regional de Lisboa (PORLisboa), nos domínios das Ações de Valorização e Qualificação Ambiental. Tendo em conta os compromissos assumidos no protocolo de financiamento, é objetivo realizar anualmente 500 ações envolvendo cerca de 12.500 alunos.


CONTACTOS
Programa de Educação Ambiental Escolar
Núcleo de Promoção, Sensibilização e Gestão Ambiental
Departamento de Ambiente e Serviços Urbanos
Câmara Municipal de Oeiras
 
Rua do Coro de Sto. Amaro de Oeiras, nº4
2780-379 Oeiras
Telefone: 210 976 565 Ext. 2841 ou 2904
Nº Verde: 800 201 205
Fax: 214 40 83 17