Navegar para Cima
Iniciar sessão

O que são?

O que são?

​Os refeitórios escolares constituem espaços privilegiados de educação para a saúde, promoção de estilos de vida saudáveis e de equidade social, uma vez que fornecem refeições nutricionalmente equilibradas, saudáveis e seguras a todos os alunos, independentemente do estatuto socioeconómico das suas famílias.

A opção pela toma das refeições nos refeitórios é vantajosa quer do ponto de vista nutricional, quer do ponto de vista energético, quer da relação entre os diferentes nutrientes. Para além de encontrarem uma ementa com um valor nutricional equilibrado para as suas necessidades, o funcionamento dos refeitórios oferece garantias de higiene-sanitárias dos alimentos e do equilíbrio nutricional que se refletem na saúde das crianças e alunos.

As refeições servidas nas Escolas obedecem às orientações da Direção Geral da Educação relativas à confeção/apresentação e respetiva frequência da oferta de produtos alimentares. Considerando o papel fulcral dos hábitos alimentares e a importância das refeições ao nível da socialização, o Município e as Escolas asseguram o acompanhamento dos alunos no período de refeição.

Para saber mais consulte o Manual de Refeitórios Escolares  que não dispensa a consulta do Plano Municipal para a Atribuição de Auxílios Económicos | Ano Letivo 2016/2017.