Dia Internacional do Microrganismo 2019 Notícias

09/08/2019

Dia Internacional do Microrganismo nos Jardins do Palácio do Marquês - À descoberta do mundo invisível

17 SETEMBRO. TERÇA-FEIRA. 10H00 às 17H00

Jardins do Palácio do Marquês. Oeiras

A 17 de setembro os Jardins do Palácio do Marquês de Pombal recebem uma Feira de Ciência com mais de 10 bancas para comemorar o Dia Internacional do Microrganismo. Este dia promovido pela Sociedade Portuguesa de Microbiologia visa sensibilizar os jovens e a sociedade em geral para o papel essencial que os microrganismos desempenham na nossa saúde, ambiente e qualidade de vida.

No evento organizado pelo ITQB NOVA, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, e a participação do IHMT da Universidade NOVA de Lisboa e do IGC, os visitantes poderão aprender sobre e observar estes organismos apenas visíveis ao microscópio.

Entrada Livre

PRODUÇÃO DE ENERGIA E TRATAMENTO DE ÁGUAS: OS SUPERPODERES DAS NANOPARTÍCULAS

Aplicação das nanopartículas metálicas produzidas por bactérias anaeróbias em tratamento de águas e na produção de energia.

Bacterial Energy Metabolism | ITQB NOVA

BACTÉRIAS: AMIGOS OU INIMIGOS?

Existem cerca de dez vezes mais bactérias no nosso organismo que células, onde têm um papel essencial. Vem descobrir onde elas estão (atividades dedicadas a um público muito jovem).

Molecular Mechanisms of Pathogen Resistance | ITQB NOVA

VEM ABRIR A PORTA DO MUNDO MICROSCÓPICO COM UMA CHAVE DE LUZ

Nesta atividade mostra-se como funciona um microscópio e como a luz é a chave para ver um novo mundo com uma imensa variedade de bactérias e fungos que os nossos olhos não conseguem ver.

Applied and Environmental Mycology & Bacterial Cell Biology | ITQB NOVA

BACTÉRIAS E VIAGENS INTER-ESTELARES

A resistência extrema dos esporos bacterianos sugere que possam viajar pelo espaço e chegar a outros lugares no sistema solar ou para além dele. Venha observar esporos e discutir a possibilidade de certas bactérias poderem realizar viagens inter-estelares.

Microbial Development | ITQB NOVA

A LEVEDURA NA BIOTECONOLOGIA E NA DOENÇA – BELA OU MONSTRO?

As leveduras são fungos unicelulares que vivem há milhões de anos no nosso planeta. Incluem espécies com grande valor no sector industrial e outras patogénicas. Vem conhecer as várias espécies de leveduras, o que fazem, porque o fazem e como são estudadas.

Genomics and Stress Laboratory | ITQB NOVA

BACTÉRIAS HUMANAS E RESISTÊNCIA AOS ANTIBIÓTICOS

Vem conhecer e aprender a identificar a diferentes espécies de bactérias humanas, como é testada a suscetibilidade das bactérias aos antibióticos e a importância da utilização correta dos antibióticos.

Microbiology of Human Pathogens Unit | ITQB NOVA

A QUÍMICA E O MICROORGANISMO: A DINÂMICA DA VIDA

Sobrevivência das bactérias aos antibióticos exemplificada por uma reação química.

Organometallic Catalysis | ITQB NOVA

SABIA QUE A RESISTÊNCIA NÃO SE LIMITA AOS ANTIBIÓTICOS E QUE MEDICAMENTOS ANTIGOS PODEM SER REUTILIZADOS PARA COMBATER BACTÉRIAS RESISTENTES?

O papel dos biocidas (antiséticos e desinfetantes) na resistência aos antimicrobianos e a reutilização de fármacos em novas aplicações para combater o problema da multirresistência.

Instituto Higiene Medicina Tropical - IHMT NOVA

JOGO "MICRObowling"

Explora a simbiose entre a bactéria Wolbachia, que protege o hospedeiro de infeções virais, e as moscas Drosophila

Instituto Gulbenkian de Ciência - IGC

JOGO DE CARTAS "Super bactérias"

Visa ensinar conceitos relacionados com o microbioma e a aquisição de resistência aos antibióticos pelas bactérias.

Instituto Gulbenkian de Ciência - IGC

PARA MAIS INFORMAÇÕES: