Oeiras Educa completa 1 ano Notícias

21/02/2020

​O programa municipal Oeiras Educa foi lançado oficialmente a 21 de fevereiro de 2019 e abrange as 46 escolas públicas do Concelho de Oeiras, contemplando a Educação Pré-Escolar e os alunos do Ensino Básico e Secundário, num total de 829 turmas e 20.055 alunos.

O Oeiras Educa, que permite à comunidade educativa do concelho agendar atividades com o objetivo de ligar o ensino ao território, registou – durante o seu primeiro ano de funcionamento –, a adesão de mais de 1088 professores (num universo de 1826) e a oferta de 2754 iniciativas para mais de 20 mil alunos. As iniciativas mais procuradas estão relacionadas com visitas fora da escola, para as quais é solicitado transporte escolar (998), devidamente assegurado pela Câmara Municipal.

Para a concretização em pleno do Programa foi fundamental a necessidade de a Autarquia financiar um serviço de rede de transportes dedicado, sendo importante oferecer igualdade de acesso a todas as atividades para todas as crianças das escolas públicas do concelho, independentemente da localização da sua escola.

"O balanço deste primeiro ano do Oeiras Educa é muito positivo. Estes números provam que esta plataforma está a cumprir o seu propósito de ser uma mais-valia para a comunidade escolar e ligar o ensino ao território, numa missão de explorar as potencialidades do património de Oeiras, apostando na diversidade da oferta e criando oportunidades de aprendizagem consideradas determinantes para a efetivação da articulação entre conhecimento formal e não formal", considera o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais.

O programa Oeiras Educa dispõe de um portal online, um serviço de transportes dedicado e um Observatório. O Portal pretende constituir-se como um canal facilitador de comunicação direto entre os docentes das escolas públicas de Oeiras e o Município, facultando uma oferta integrada com abrangência territorial que ajuda ao enriquecimento curricular de todos os níveis de ensino.

Após o registo online no Portal, os docentes podem efetuar pesquisas orientadas, de acordo com as 8 áreas temáticas disponibilizadas: Ambiente e Sustentabilidade; Artes performativas; Artes visuais; Ciência e Tecnologia; História e Património; Língua e Literatura; Saúde e Bem-estar e Sociedade e Cidadania) ou optar por fazer essa pesquisa por nível de ensino. O Portal permite consultar as sessões disponíveis, conhecer a lotação de cada uma das atividades disponibilizadas e proceder ao agendamento, bem como requerer transporte dedicado, sempre que necessário.

O  Observatório contribui para o conhecimento da realidade cultural e educativa do território de Oeiras, elencando a ativação e gestão de recursos estratégicos, num contexto dinâmico.

A completar um ano de vigência, destaque-se como prova do sucesso do Oeiras Educa o aumento de entidades externas, institutos, Universidade e agentes culturais do Concelho, que procuram colaborar com o Programa e disponibilizar atividades.

1088 professores registados

2754 sessões disponibilizadas