Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Oeiras financiou batismos de vela para 612 alunos Notícias

11/05/2020

612 alunos de escolas do concelho realizaram os seus Batismos de Vela no primeiro período deste ano letivo. Esta oportunidade decorreu no âmbito do projeto Batismo de Vela, da empresa municipal Oeiras Viva, através do qual estas crianças e jovens puderam ter o seu primeiro contacto com a modalidade desportiva. Para o efeito, o Município de Oeiras atribuiu um apoio financeiro no valor de € 6.120,00 (o que corresponde a 10€ por participante) aos Agrupamentos de Escolas e Escola Não Agrupada do concelho.

Com uma orla marítima de cerca de 10 quilómetros de extensão, num país fortemente marcado pelo mar, seja a nível territorial, seja a nível histórico, a autarquia de Oeiras entende como pertinente que as escolas possam proporcionar este tipo de experiências aos seus alunos, não só do ponto de vista desportivo, mas também do enquadramento interdisciplinar que a relação com o mar lhes pode trazer.

O Batismo de Vela constitui para os alunos um momento de aprendizagem dos conceitos básicos da navegação à vela e, simultaneamente, a prática de uma atividade física que se alia à construção de vínculos entre alunos e professores. A Vela é considerada, no meio náutico, uma prática ecologicamente correta pois, na sua maioria, as embarcações não poluem, o que possibilita ao seu praticante ser um protetor da natureza com uma grande consciência ecológica.