Webinar “A Austeridade do Toque – Dinâmicas interativas entre Professor e Aluno" Notícias

02/07/2020

A Câmara Municipal de Oeiras irá promover o Webinar "A Austeridade do Toque – Dinâmicas interativas entre Professor e Aluno" com as professoras Libânia Nazareth e Mariana Grazina Cortez, no próximo dia 9 de julho, das 17h às 18h30.

Convidamo-lo a participar através do link:

Não é necessária inscrição prévia.

SINOPSE

O Webinar "A Austeridade do Toque – Dinâmicas interativas entre Professor e Aluno" tem como pano de fundo atual as incertezas, as inseguranças e as constantes mudanças na sociedade ("Mundo VUCA") que implicam novos e sistemáticos desafios para as comunidades escolares.

A análise dos relacionamentos entre professor/aluno envolve intenções, emoções, interesses e motivações, sendo neste jogo dinâmico que se baseia a interação entre o EU, o Outro e a Situação, pois a Educação é uma das fontes mais importantes do desenrolar comportamental e elemento agregador de valores nos membros da espécie humana. O Desenvolvimento Humano, adquirido pela experiência de si com os outros significativos, é um resultado direto e imediato da interferência do ser humano com o mundo educativo – um processo relacional e emocional que requer presença e proximidade. Em tempos pandémicos é urgente promover estratégias que correspondam às necessidades da comunicação verbal e não verbal em sala de aula presencial e/ou virtual.

Comunicação é a "co-participação de Sujeitos no ato de conhecer. A educação é comunicação, é diálogo, na medida em que não é transferência de saber, mas um encontro de sujeitos interlocutores que buscam a significação dos significados." (Paulo FREIRE, 1980).

NOTAS BIOGRÁFICAS

Maria Libânia Nazareth

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Mestre em Ciências da Educação, professora do ensino secundário desde 1982, formadora de professores do 3º ciclo e secundário desde 1996. Palestrante e dinamizadora de modalidades de formação para comunidades educativas em cerca de 15 países.

Mariana Grazina Cortez

Doutorada em Ciências Sociais, na especialidade de Sociologia, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Docente no Ensino Superior Politécnico. Formadora no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e em vários Centros de Formação de Professores. Tem desempenhado funções de docência, de consultoria, de investigação, de formação e de coordenação científico-pedagógica em escolas públicas e privadas.